Notebook de Séries

Super Blog de Filmes e Seriados de Sucesso

Apr 15, 2018

Filme Viagem à Lua de 1902

Conheça o primeiro filme de Ficção científica do mundo.

viagem a lua

O mundo cinematográfico mudou absurdamente nos últimos 100 anos, as pessoas de mais idade certamente conseguem ter uma clara visão da evolução nítida e digamos até rápida da mudança de conceitos, física, roteiro e parte gráfica dos filmes.

Le voyage dans la Lune (Viagem à Lua, no Brasil ou A Trip to the Moon, nos Estados Unidos) é uma obra de arte e duvido que alguém não o conheça. Foi o impulso inicial para as produções que vemos nos dias atuais, considerado como o Pai da ficção científica, um verdadeiro tesouro de fato.

Le voyage dans la Lune foi dirigido e produzido por Georgie Méliès que também atual no filme como professor Barbenfouillis. O filme foi produzido na França em 1902, filme mudo e com duração de 15 minutos. O roteiro teve como inspiração a obra Da Viagem à Lua do também francês Julio verne (Mais conhecido dessa forma no Brasil e Portugal), e da literatura com título Os Primeiros Homens na Lua do famoso escritor britânico H.G.Wells.

A mescla de ambas literaturas deu muito certo, vemos como os antigos imaginavam como seria a viagem ao espaço, e como imaginavam como a lua seria, sem levar a física e tudo que o engloba em consideração. Muito divertido assistir ao filme, é fascinante na realidade.

O filme é em preto em branco devido a falta de tecnologia adequada na época.

A história começa com o professor Barbenfouillis tentando convencer seu colegas astrônomos para participarem de uma viagem exploratória à lua, entre os cientistas estão Nostradamus, Micromegas, Omega, Parafaragaramus e Alcofrisbas.

Após algumas discussões e brigas (kkk) eles chegam a um acordo e colocam em prática seu plano. Como paano de fundo temos mulheres com trajes de banho preenchendo o cenário, o motivo não faço ideia.

O foguete é construído em tempo recorde em formato de uma bala, e o que é necessário para lançar uma bala? Um canhão, é claro!

Depois de todos se alojarem na capsula usando as mesmas roupas da reunião (sem roupa espacial nem nada, acredito que nessa época não sabiam que o espaço não continha oxigênio), o lançamento do foguete-bala foi um super disparo do canhão gigante.

O pouso à lua é a cena mais marcante do cinema do século XX, a lua com uma bala fincada no olho.

A lua como imaginavam, era cheia de caverna e com solo todo irregular, muito diferente da realidade mostrada por filmes e fotos, nos dias atuais. Os astrônomos ao sairem da cápsula decidem passar a noite próximo ao foguete, e em mais uma cena muito curiosa retiram edredons para evitar o frio lunar. No dia seguinte decidem em fim explorar a lua, até que os moradores da lua aparecem e interpretam os visitantes como hostis, começando uma luta pela sobrevivência.

Após muita confusão e fumaça colorida, os astrônomos conhecem o 'Rei da lua', e após uma nova treta e uma boa fuga, os astronautas primitivos conseguem se alojar no foguete e empreender voo de volta à terra. São recebidos como heróis pelor todos os povos, e aos invés de trazerem uma pedra lunar, trouxeram um alienígena que ficou preso á capsula durante o lançamento, e no fim todo mundo dança e canta.

Um filmão!

Trailer: